terça-feira, 26 de abril de 2011

Os camponeses não eram monarquistas!

    Ao contrário do que algumas pessoas estão pensando, os camponeses do Contestado não eram monarquistas. Tudo o que queriam era protestar contra o total abandono por parte do Estado. As condições de vida daqueles cidadãos eram miseráveis, passavam fome e ninguém se importava com tal situação.
     Enquanto isso, o governo federal cedia as terras onde moravam para que uma empresa norte-americana construísse ali uma ferrovia. Tudo, é claro, atendendo aos interesses das oligarquias rurais que comandavam o Brasil. Havia também o interesse de se fazer uma serraria, pois a venda de madeira dava muito lucro.
    Mesmo que a terra na qual os sertanejos habitavam fosse ilegal, eles simplesmente não tenham para onde ir. As terras custavam caro e os pobres trabalhadores, que não conseguiam nem alimentar seus filhos, muito meno poderiam pagar por um lote de terras. Era urgente a realização de uma reforma agrária para que as famílias possuíssem um local para morar e trabalhar dignamente. Mas, pensando bem, isso não seria nada agradável para as classes dominantes, certo?
    Ora, há, além disso, o problema da baixa escolaridade. Numa população na qual cerca de 80% da população era analfbeta, não seria muita pretensão esperar que os habitantes do interior do Brasil fossem doutores? Sejamos realistas, meus caros, não existiam escolas, materiais, professores, ou seja, não havia oportunidade de se adquirir educação gratuita e de qualidade.
     Enfim, a verdade é que a república em praticamente nada alterou a vida da maioria dos brasileiros. O massacre da região do Contestado deixou milhares de mortos e, com a maior naturalidade, alegam que tudo foi para o bem da república, pois sim. Os ricos e poderosos continuam sempre a explorar a classe trabalhadora para garantir seus vultosos lucros. O grande problema da nação brasileira não está na forma de governo ou no sistema econômico, mas sim no egoísmo e na ganância do ser humano.

8 comentários:

  1. Concordo com vocês. Eu ando com os revoltosos e sei que eles erroneamente rotulados como monarquistas, sendo que eles apenas lutam por seus direitos, que são ignorados explicitamente pelo governo elitista brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Apoiado 3ªEn,o governo só quer saber de obras que irão beneficiar a eles mesmos e suas safras de café. Caboclos, temos de lutar pelos nossos direitos, as terras do contestado pertencem aos caboclos e não ao governo. Viva os Sertanejos e o Contestado!

    ResponderExcluir
  3. Como ousa afirmar que os camponeses não eram monarquistas? Eles escolheram seguir outro líder por vontade própria. Além disso eles repudiaram o progresso que a ferrovia traria, como a calefação para as casas de sua vila, empregos e renda pros ditos cidadãos miseráveis

    ResponderExcluir
  4. Apoiando os Republicanos: O Fanatismo religioso desencadeou essa adoração a um homem que se acreditou que fosse uma encarnação de um antigo monge achando que seria a resposta e solução para tudo. Nota-se claramente que este movimento não é dotado de bases lógicas para seguir acreditando em suas vertentes. Devem ser combatidos!

    ResponderExcluir
  5. Apoiando ambos acima:Nossa empresa sempre visou o avanço e a melhoria dentro daquela pobre região, mas fomos recebidos de forma extremamente hostil e desde então só temos tido problemas com esse caboclos.
    Além do fato de seu líder se dizer um "messias" e não ter prova alguma de o que diz ser verdadeiro.

    ResponderExcluir
  6. Desde que a ferrovia terminou, não vimos nada acontecer a nosso favor. Perdemos a terra onde estávamos, ficamos desempregados, e ainda tivemos de reagir a tentativas de repressões armadas do governo. Por isso, senhores Republicanos, nos apoiamos no nosso grande líder, o monge José Maria.
    E temos bases lógicas sim, 3ºDn! Lutamos por uma nobre causa: uma vida justa, com terras, comida e trabalho para todos.
    Seguiremos José Maria até a morte e adiante!

    ResponderExcluir
  7. Se a revolução não tivesse começado, não haveria opressão alguma! Todos sabemos que em nossa república, para que o progresso flua, deve existir a ordem em primeiro lugar. Sim, os revolucionários eram monarquistas. Quem mais ousaria contestar nossa república? O que é mais monarquista do que seguir e adorar um único líder impositor que se diz uma entidade divina?

    ResponderExcluir